1m6h
Uma mulher foi presa por manter 12 cães em situação precária no bairro Armação, em Penha, Litoral Norte de Santa Catarina. A casa dela também era invadida, segundo o IMAP (Instituto do Meio Ambiente de Penha), que participou da ação junto com a PM (Polícia Militar) e protetores voluntários.
“Infelizmente é uma situação bastante delicada, por envolve uma mulher também em situação de rua e que ocupava casas abandonadas para sobreviver. Ela mantinha esses 12 animais em péssimas condições, muitos inclusive eram agressivos e brigavam constantemente entre si”, detalha o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco.
Os animais foram recolhidos pelo GOR (Grupo Operações Resgate), e devem ser colocados para adoção responsável. “É importante que sejam adoções responsáveis, para que os animais voltem a ter um lar e receber o carinho que merecem”, pontua o superintendente.
A mulher foi levada à delegacia e pode responder pelo crime de maus-tratos a animais, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Resgate 181f44
Em outubro de 2022, o IMAP implantou o serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus-tratos ou de acidente, além do recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus-tratos. Os chamados podem ser feitos pelo (47) 9 9651-9961.
O serviço de fiscalização de maus-tratos, resgate de animais domésticos, vítimas de maus-tratos, acidentados ou doentes funcionará 24 horas, sete dias por semana.
Através do convênio, a prefeitura também vai castrar, por mês, 150 animais, entre cães e gatos. A parceria também possibilita atendimento veterinário gratuito no Pet Container, como se fosse uma UBS para os bichinhos. A Lei Municipal 3.298/2022 foi sancionada pelo prefeito em janeiro deste ano, momento em que ou a ter validade na cidade.